domingo, 25 de julho de 2010

Igreja...Se este não é o lugar - PARTE I



Igreja...Se este não é o lugar - PARTE I


As vezes parece que para ir ã igreja, você precisa estar sempre feliz, animado, saudável, sem problemas.
Não há mais espaço para o sofrimento, porque, depois da “oração de entrega”todos devem voltar aos seus lugares sentindo-se transformados
Se você estiver em crise ou tratamento emocional,é porque não deve estar confiando em Deus que é o único que pode curá-lo.
Dia desses, em uma mensagem o pregador disse que não adianta tomar remédio para transtorno mental porque somente Deus é que pode curar e que a doença deve ser vista como a vontade de Deus para disciplina ou para você usar como testemunho.
Acrescentou que as pessoas procuram ajuda fora, de profissionais (psicólogos) q não conhecem a Deus, etc. Achei lamentável.
Primeiro porque um profissional ético nunca vai intervir em sua religião ou falta dela. Se eu atender um ateu, não vou falar de Deus para ele. Se ele quiser conhecer a Deus ele vai se pronunciar ou procurar uma igreja.
Segundo porque o pregador mostra total falta de conhecimento do que seja psicologia bem como dos distúrbios mentais, pois, se conhecesse, jamais estimularia alguém a parar com a medicação.
Ele quis dizer que apenas a fé e confiança em Deus são suficientes para curar, o que eu também creio. Mas, a cura é um milagre, o qual não acontece todos os dias. Não é regra e sim exceção.
Quanto ao mais, o medicamento e a psicoterapia são de ajuda imprescindível, principal- mente em casos graves. Esse tipo de abordagem só faz aumentar o sentimento de culpa que pode levar ao suicídio (outro assunto que merece discussão).
Como diz meu médico: “cada macaco no seu galho”. Infelizmente a igreja sempre se opõe ou menospreza a Psicologia, certamente por não conhecê-la. Então e, até por isso, deveriam pregar a Palavra e deixar a Medicina e a Psicologia auxiliar no sofrimento aos que padecem de doenças mentais que causam tanto sofrimento.
Concluindo, oração sempre e em todos os momentos, sem abrir mão do conhecimento complementar que pode ajudar a aliviar a dor de pessoas que tem qualquer sofrimento, seja físico, mental ou espiritual. Ler textos bíblicos e usá-los como pretexto não é o melhor caminho.

Um comentário:

  1. É interessante observar o silencio absoluto dos cristãos a respeito de assuntos que passamos mas temos a tendencia de negar pois assim fomos ensinados. Ou será que apenas eu tenho passado pelo vale da sombra da morte? Imagino que outras essoas tambem sofram mas, resignadas, por falta de entendimento das Escrituras. Bem, é apenas minha opinião. Que Deus nos dê o melhor entendimento.

    ResponderExcluir

Páginas